Psicoterapia Online e seus benefícios

Você sabe o que é psicoterapia online? Vou te falar um pouco, a psicoterapia é um método terapêutico que tem gerado benefícios e melhorias na vida de muitas pessoas.

Para quem não me conhece, sou Tâmara Gomes, psicóloga formada há 11 anos e vou te ajudar a entender sobre este assunto.

Trata-se de uma técnica científica que inclui estudo/análise e tratamento de problemas mentais, emocionais, psicológicos e de alguns transtornos graves. 

Ao contrário do que muita gente pensa, a psicoterapia não é destinada necessariamente a pessoas com doenças psiquiátricas, mas para pessoas que querem evitá-las, principalmente.

No tratamento com a psicoterapia você será auxiliado(a) a observar a si mesmo(a) e a perceber os problemas que reverberam em você e a compreendê-los e olhá-los a partir de outras perspectivas mais abertas e compreensivas.

psicoterapia online em recife

Se momentos difíceis do passado te deixaram marcas no corpo e no coração e de alguma forma você não consegue esquecer, a psicoterapia vai te proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, com o auxílio de um profissional de psicologia capacitado que irá te escutar e interagir com o teu sofrimento, sem julgamentos ou críticas você terá uma parceria para tratar suas dores e traumas. 

E se você curte este tema e quer ficar por dentro dos meus artigos, basta se inscrever neste formulário.

O tratamento com a psicoterapia é um momento especial em que você vai ser cuidado através da fala e de leitura de expressões não verbais, atualmente é possível encontrar mesclada a fala métodos que incluem meditação/atenção plena, técnicas de respiração, arteterapia(teatro, pintura, dança e música) e estes que podem ser aplicadas tanto dentro do consultório, quanto fora. 

Modalidades de psicoterapia

Hoje a psicoterapia pode ser aplicada em várias modalidades. Podendo ser individual ou em grupo, presencial, online ou mista.

Psicoterapia online

Mais recentemente a psicoterapia online está ganhando cada vez mais espaço entre profissionais de psicologia. Em especial após a resolução do CFP favorável ao uso de teleatendimento (linkar página da resolução)

Tanto pelo desenvolvimento e alcance dos meios de comunicação como pela nossa capacidade de aproveitar tais tecnologias. 

Eu tenho aproveitado cada vez mais a comunicação via internet para alcançar mais e mais pessoas, oferecendo acompanhamento psicológico para dezenas de pessoas.

Neste caso as fronteiras e quilômetros que me separam do paciente já não são tão relevantes.

Por outro lado os resultados são animadores. 

Entre as vantagens da psicoterapia online estão o baixo custo, a facilidade de marcação de consultas, a não necessidade de deslocamento, a possibilidade de continuar a terapia mesmo estando viajando a trabalho. 

Tanto paciente como o terapeuta precisam apenas de um celular ou computador pessoal com webcam, microfone, espaço iluminado e uma internet razoável.

É realmente muito simples e vantajoso.

Psicoterapia presencial

Eu comecei a trabalhar com a terapia presencial. Ao longo de mais de 10 anos eu ganhei experiência suficiente para aplicar a técnica da psicoterapia com proficiência no ambiente online.

Existem vantagens da psicoterapia presencial como a percepção sensorial de expressões, presença, entre outros. 

Psicoterapia em grupo

Minhas primeiras experiências com a psicoterapia foram em grupo, trabalhei com crianças e adolescentes de uma comunidade. 

As experiências em grupo apresentam como possibilidade um compartilhamento de experiencias que tocam a todos(as), por terem dificuldades semelhantes.

Ajuda na interação, facilitando a criação de vínculos.

Oferece o enriquecimento com o olhar de várias pessoas. 

Ao longo dessa experiência pude vivenciar um crescimento coletivo e um amadurecimento das formas de comunicar e lidar com suas próprias emoções. 

Benefícios da psicoterapia (Psicoterapia Online)

A psicoterapia tem eficácia comprovada cientificamente e suas técnicas podem ser aplicadas.. para:  

  • Dificuldade de interação social
  • Fobias 
  • Timidez
  • Transtornos de ansiedade
  • Problemas de depressão
  • Adaptação à mudanças inesperadas
  • Relacionamentos conjugais complicados 
  • Interação familiar difícil
  • Busca de um caminho profissional
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Falta de sono
  • inteligência emocional

A psicoterapia não só auxilia em suas dores e sofrimentos ela pode te auxiliar a encontrar circunstâncias de vida mais saudáveis como: 

  • Autoconhecimento
  • Melhora da autoestima  
  • Autorrealização
  • Busca por uma felicidade genuína

Vou te falar um pouco mais das mudanças que a psicoterapia pode fazer na sua vida. Lembre-se que se tiver alguma dúvida você pode falar comigo direto pelo Whatsapp, Instagram ou no formulário de comentários abaixo.

  • Melhorar a qualidade das suas relações
  • Te ajudar a compreender, aceitar e lidar com suas emoções 
  • Desenvolver meio hábil para se cuidar
  • Conhecer mais a fundo seus valores e assim poder definir objetivos de vida mais claramente. 
  • Diminuir o peso das experiências emocionais difíceis vividas no passado
  • Melhorar a insegurança
  • Lidar melhor com o medo que às vezes paralisa
  • Aumentar a autoestima
  • Trabalhar a resiliência, que se trata da capacidade de lidar de forma saudável com situações problemáticas  
  • Atua na inteligência emocional

Parece complicado, não é mesmo? Só que todos estes problemas possuem uma única origem, a nossa própria mente

Quase sempre quando encontramos as causas da ansiedade e trabalhamos esta questão na terapia, conseguimos resolver insônia, insegurança, timidez, depressão entre outros, por exemplo. 

Afinal, um problema quase sempre vem com outros problemas e eu estou aqui para afirmar que é POSSÍVEL.

Quanto tempo dura a psicoterapia?

Não é possivel quantificar ao certo as sessões de psicoterapia,pois a mesma não atua em processos subjetivos, ou seja, cada pessoa pode ter um tempo diferente e o andamento vai depender muito da dedicação do paciente.  

Tempo de duração da sessão

Às sessões costumam variar entre 50 (cinquenta) minutos e 1(uma) hora. 

A primeira sessão costuma durar um pouco mais, para que psicólogo e paciente possam se conhecer.  

Periodicidade

A periodicidade depende muito da forma e do método que cada psicólogo utiliza, com a minha experiência fui optando por decidir em conjunto com o paciente e partir das duas necessidades: se as sessões são quinzenais ou semanais.  

Tempo de duração da terapia

É comum uma certa ansiedade em relação do tempo de duração do tratamento, mas como disse inicialmente, o psicólogo precisará avaliar sessão a sessão como está sendo o desempenho do seu paciente.

Porque fazer psicoterapia Online

Temos sentimentos e emoções que são inerentes a nossa condição de humanos, mas é semelhante a quando vamos dirigir um carro sem habilitação, saímos batendo, não entendemos os sinais e entramos na contramão.

O mesmo pode acontecer se não buscamos um trabalho de autoconhecimento, ao sermos expostos a uma situação em que brote a raiva, direcionamos ela com frequência para um culpado externo. E quem nunca, ao sentir raiva, explodiu ou foi agressivo(a) com a pessoa errada. 

Há outras situações em que tentamos conter, estas são semelhantes a quando  estamos pisando o freio bruscamente ou colocando uma bomba prestes a explodir dentro do nosso próprio carro e podemos até adoecer. 

Se atropelamos pessoas com a nossa raiva, por depositar nelas a culpa, acabamos recebendo em troca um ambiente hóstil ao nosso redor e corremos o risco de desgastar e perder nossas relações afetivas. 

Assim, o trabalho de autoconhecimento proporcionado pela psicoterapia pode ser essencial para nos habilitar a sentir e compartilhar nossos sentimentos e emoções de forma saudável e equilibrada.

Conclusão: Psicoterapia Online

Curtiu este texto? Me fala nos comentários abaixo que eu terei muita alegria em responder. Também envie este artigo para quem possa se interessar pelo assunto. Tenho certeza que fará a diferença para tais pessoas.

Marque sua consulta de psicoterapia online comigo por aqui! E se quiser saber mais sobre mim acesse o link abaixo.

Também siga minhas redes sociais, lá falo mais e mais sobre este assunto e dou dicas importantes para quem deseja melhorar a si mesmo.

Um comentário sobre “Psicoterapia Online e seus benefícios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.