Psicóloga em Recife

Psicóloga em Recife: Tâmara Gomes

Se você está procurando por uma psicóloga em Recife, fala comigo!

Eu sou Tâmara Gomes, psicóloga clínica e meu objetivo é te ajudar.

Sabe qual foi minha motivação para fazer Psicologia?

A motivação nasceu em um curso que falava sobre o significado do nome. Ao final do curso, compreendi que a Tâmara é uma fruta que alimenta pessoas quando estão no deserto. Assim, associei ao deserto mental, que de alguma forma eu compreendia.

Desde então, meus olhos brilharam para escolher uma profissão que remetesse a cuidados  e ficou claro para mim, que meu caminho era a psicologia e a saúde mental e da alma.

Psicóloga em Recife

Realizei uma formação na Universidade de Lyon – em Psicologia intercultural e ao retornar ao Brasil iniciei atendimentos clínicos e consequentemente passei a encontrar na prática de meditação/mindfulness um lugar de acolhimento para angústias, ansiedades, lutos e relações quebradas. A partir de então, pesquiso a meditação e sua aplicação no âmbito clínico, além de participar com certa frequência de retiros de meditação.

Em 2016-2017 participei de um sequencial de cursos de Filosofia budista que exploravam a estrutura da mente, psicologia budista dirigida para as emoções, e por último fiz formação de instrutores em Mindfulness Integral, pelo Instituto Ciência Contemplativa, dirigido por Gabriel Jaeger (Lama Lhawang)

Com intuito de aprofundar minhas vivências iniciei uma Pós-graduação em Mindfulness e Terapias Integrativas, no CBI of Miami, que engloba em sua formação, estudo e aplicação de conhecimentos científicos da neurociência, neurobiologia, mindfulness, compaixão, yoga, dentre outras práticas integrativas que visam o aumento da consciência corporal mental e consequentemente o bem estar físico, psíquico e espiritual.  

Parte do meu trabalho na clínica é inspirado na prática da psicologia contemplativa, que tem como base o apropriação de processos psicológicos em aprendizagem contemplativa através de meditações, métodos dialógicos e acolhimento de emoções e mudança de estilo de vida. 

Se você está procurando um acompanhamento terapêutico com uma psicóloga em Recife, fale comigo, tire suas dúvidas e agende sua primeira sessão.

Caso você esteja em outro lugar do Brasil ou do Mundo, ou apenas se sente mais confortável em fazer sua sessão no conforto do seu lar, principalmente devido ao momento de pandemia (Covid-19), agende uma sessão de terapia online.

Psicóloga em Recife – Quem precisa de Psicoterapia?

O senso comum por anos gritou em nossos ouvidos que a psicoterapia era coisa para “maluco”. Mas não é por aí não, viu?

Em geral, as pessoas procuram tratamento psicológico porque precisam de ajuda. 

Alguns fatores que podem levar uma pessoa a procurar ajuda psicológica:

  • Autoconhecimento;
  • Sofrimento emocional;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Transtorno alimentar;
  • Fobias;
  • Pânico.

O leque de fatores é gigantesco.

Contudo, a psicoterapia não trata apenas dos aspectos negativos da vida. Meu objetivo é, também, identificar seus pontos fortes e trabalhá-los junto com você, de modo que você possa tirar o melhor deles.

Alguns benefícios que a psicoterapia pode trazer, são:

  • Controle das emoções;
  • Melhora nas relações interpessoais;
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Mas o que é Psicoterapia?

Então, a psicoterapia é um tratamento colaborativo baseado na relação entre um indivíduo, casais, assim também grupo de pessoas e um psicólogo e tem por finalidade tratar questões relacionadas à mente.

Psicóloga em Recife

É a partir da psicoterapia, que nós psicólogos, conseguimos ajudar as pessoas de todas as idades a ter uma vida mais saudável. 

Procurando psicóloga em Recife?

Você sabia?

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, um em cada três brasileiros experimenta sinais de ansiedade, depressão ou outro transtorno mental em qualquer ano.

Além disso, em 2019, a Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP, emitiu uma nota sobre um estudo realizado aqui na cidade de Recife. O estudo demonstrou que as prevalências de sintomas depressivos expressivos, bem como de ansiedade, se igualaram a 59,9% e 19,9%, em adolescentes de 14 a 16 anos. 

A maior parte da população ainda não dá a devida importância aos problemas psicológicos. Assim, buscam ajuda profissional somente quando o quadro já se encontra em estado avançado.

Abordagens terapêuticas – Psicóloga em Recife

Bom, é necessário aplicar procedimentos cientificamente validados, se realmente queremos ajudar as pessoas a desenvolver hábitos mais saudáveis e efetivos. 

Existem várias abordagens para psicoterapia, sendo algumas delas listadas abaixo:

  • Gestalt;
  • Psicanálise;
  • Logoterapia;
  • Mindfulness;
  • Análise do comportamento ou Behaviorista;
  • Junguiana ou psicologia analítica.

Estima-se que exista mais de duzentos tipos de abordagem. As minhas linhas de abordagem são a Gestalt e a Mindfulness.

GESTALT

Então, a abordagem está focada no momento atual (tempo) e espaço (ambiente), esses são tidos como conceitos básicos do atendimento. Assim, o objetivo é a construção da compreensão e amadurecimento da pessoa. 

Portanto, não sou eu quem vou resolver ou amenizar os problemas, mas sim conduzir o indivíduo à aceitação e responsabilização de si.

A frase máxima da Gestalt é “o todo não é igual a soma das suas partes”. Sendo assim, emoções, comportamentos e percepções do indivíduo, se agregam para formar sua personalidade única, porém com características diferentes de suas partes separadas.

Psicóloga em Recife

Além disso, no método Gestalt te chamamos de cliente e não de paciente, enfatizando que não se trata de um processo de doença e cura, mas sim de desenvolvimento.

A Gestalt também é conhecida como terapia do contato, remetendo ao contato consigo mesmo, suas necessidades e o ambiente.

MINDFULNESS

Também conhecida como ATENÇÃO PLENA, é uma técnica de desenvolvimento pessoal para atingir um estado de consciência e presença intencional da mente e do corpo.

Com esta técnica a pessoa se torna mais ciente das suas emoções, pensamentos e sensações físicas no momento presente e sem julgamentos.

Uma das práticas mais conhecidas no Mindfulness é a meditação. 

Psicóloga em Recife

A meditação, que dentre algumas definições, é considerada como uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento ou atividade particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional.

Da tradição contemplativa vem a prática de meditação sentada de atenção plena/consciência junto a um entendimento altamente sofisticado do funcionamento da mente em sua sanidade e confusão.

Onde procurar uma Psicóloga?

Bom, se você estiver em Recife, você pode se perguntar diariamente:

Onde achar uma psicóloga em Recife?”

Psicóloga em Recife

Então, deve-se procurar um profissional de psicologia ao receber uma recomendação médica, ou em função de alguma demanda pessoal. 

O passo seguinte é achar um profissional que irá trabalhar em conjunto com você.

Se é de uma psicóloga em Recife que você está precisando, eu estou aqui para te ajudar.

Os atendimentos funcionam tanto de maneira presencial como online. Sendo assim, no online também consigo atender outras regiões dentro e fora do país.

Em virtude da pandemia (covid-19), muitos têm optado pelo atendimento online e estou aqui para dar todo suporte aos que escolherem esta modalidade. 

Lembrando que para os atendimentos presenciais, tomaremos todas as medidas de higiene necessárias para evitar qualquer tipo de contaminação.

VEM CONHECER MAIS UM POUCO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.